top of page

Jeans: o básico que você precisa saber


Você sabia que a história do jeans começou em Nimes na França, quando o tecido foi feito pela primeira vez em 1792? Era conhecido como tecido de Nimes que com o tempo começou a ser chamado de Denim.



Nimes na França - Origem do Jeans
Nimes na França - Origem do Jeans

No começo era utilizado para confecção de roupas usadas para trabalhos severos devido a sua durabilidade e resistência, como os marinheiros italianos por exemplo.


Tecido Jeans
Antigos marinheiros italianos foram os primeiros a usar o tecido

Já o jeans como conhecemos hoje, começou a surgir nos Estados Unidos na época da corrida pelo ouro, o famoso velho oeste. Onde Levi Strauss vendedor de lonas para as carroças dos mineiros que trabalhavam nas minas enxergou uma possiblidade.


Seguindo seu faro comercial percebeu que os mineiros usavam calças que se desgastavam rapidamente devido ao trabalho pesado então começou a fabricar calças com as mesmas lonas que cobriam as carroças.


No entanto, a reclamação por parte dos consumidores era de que elas não eram flexíveis o suficiente para o trabalho. Então Levi resolveu buscar na Europa, pois na época era mais industrializada e desenvolvida tecnologicamente, um tecido eque oferecesse mais flexibilidade e ao mesmo tempo durabilidade para o trabalho nas minas.


Foi quando ele encontrou o Tecido de Nimes, feito de algodão sarjado e ao voltar para os Estados Unidos criou o primeiro lote de calças jeans com o número 501. Provavelmente o exemplar mais antigo da calça jeans como a conhecemos hoje.


Ao longo dos anos, a calça começou a sofrer evoluções, ganhando por exemplo botões para suspensórios, tornando-se uma espécie de macacão, com bolso para relógio e um bolso na parte de trás. Já os botões de metal surgiram por volta de 1860 e também as etiquetas de couro onde registrava-se o nome do artesão que costurava a calça, já se tornando uma espécie de marca.


Etiqueta couro calça jeans
Atuais etiquetas em calças jeans

Com o intuito de tornar a peça mais atraente e comercial, Levi Strauss começou então a tingir as calças com uma planta nativa chamada Indigos. Já no início do século XX, mais um bolso foi acrescentado na parte de trás, assim como são hoje.


Mas ainda havia um problema, as calças eram ainda consideradas peças operárias, ou seja, era utilizada apenas pelos trabalhadores da época. Foi então que o cinema deu uma forcinha para popularizar a peça na década de 30 com os famosos filmes de cowboys.


O tecido Denim ganhou ainda mais imponência durante a Segunda Grande Guerra Mundial por ter sido escolhido para confeccionar as fardas do exército americano.


Sua popularidade definitiva fora conquistada na década de 50, através de grandes ícones do cinema americano, que espalharam sua fama ao redor do mundo. A época o jeans era considerado um ícone da juventude rebelde. Foi ainda nessa década que surgiu a calça jeans skinny, com a barra mais ajustada ao tornozelo.


Marilyn Monroe Jeans
Marilyn Monroe ajudou a popularizar o jeans ao redor do mundo

Na década de 70 houve uma explosão na variedade de calças jeans, desde boca de sino a modelos rasgados, manchados e detonados. Para associar de vez o jeans com o espiríto rebelde da juventude, o Ramones com sua identidade punk, combinou calças jeans com jaquetas de couro. Estilo esse que perdurou pelos anos 80.


Estilo Punk Ramones
Ramones criou o estilo punk - Calça Jeans e Jaqueta de Couro

Ainda no final da década de 70, Calvin Klein foi a primeira marca de luxo a incluir o tecido Denim em suas peças.


Já na década de 90, o movimento grunge, surgido em San Francisco - Califórnia, com bandas como Nirvana e Pearl Jam, passou a combinar calças jeans com blusas xadrez.


Estilo Grunge anos 90
Estilo Grunge dos anos 90

Desde que a calça jeans surgiu passou a refletir a identidade dos jovens. Como por exemplo ao final da década de 90 e começo dos anos 2000, quando cantoras teens como Britney Spears, popularizaram o modelo de cintura baixa. Outra moda usada na época era a calça capri, com comprimento abaixo do joelho ou até o meio da canela.


Mas afinal, como tecido de Nimes, depois Denim passou a ser chamado de Jeans?

Os marinheiros italianos chamavam suas calças de trabalho de "genes", que com o sotaque italiano soava como jeans. E assim se espalhou pelo mundo.


Atualmente, modelos como a calça flare (antiga calça boca de sino), skinny, cigarrete, cropped, calça jogger, jaquetas de jeans, camisas jeans e até bermudas são peças indispensáveis, aceitas nas mais diversas ocasiões, desde o casual ao fino.


Sport Fino Jeans
A versatilidade do Jeans



88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
black november loja jeans (2).jpg
bottom of page